Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Proposta inclui na LDB ensino indígena por territórios étnico-educacionais

Proposta inclui na LDB ensino indígena por territórios étnico-educacionais

Proposta inclui na LDB ensino indígena por territórios étnico-educacionais

Proposta inclui na LDB ensino indígena por territórios étnico-educacionais – A educação escolar indígena poderá ser organizada por meio de territórios étnico-educacionais, caso o Projeto de Lei 9943/18, do Senado Federal, seja aprovado pela Câmara dos Deputados. O projeto inclui a medida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/96).

O Decreto 6.861/09, que trata da educação indígena, já prevê que a organização territorial escolar indígena seja promovida a partir da definição de territórios etnoeducacionais pelo Ministério da Educação, ouvidas as comunidades indígenas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), entre outros órgãos. Proposta inclui na LDB ensino indígena por territórios étnico-educacionais.

Leia Também:

Frequência escolar tem melhor resultado da série histórica

Segundo o decreto, cada território etnoeducacional compreende as terras indígenas, mesmo que descontínuas, ocupadas por índios que mantêm relações intersocietárias caracterizadas por raízes sociais e históricas, relações políticas e econômicas, filiações linguísticas, valores e práticas culturais compartilhados.

Já a LDB preceitua que se deve assegurar às comunidades indígenas, no ensino fundamental regular, a utilização das línguas maternas e dos processos próprios de aprendizagem. Proposta inclui na LDB ensino indígena por territórios étnico-educacionais.

“Em que pese a existência desses e outros marcos legais para garantia da educação escolar indígena, políticas públicas efetivas sobre o tema nem sempre são adequadamente esboçadas e concretizadas, sobretudo em função das dificuldades de articulação entre os entes federados”, justifica o autor do projeto, o senador licenciado Telmário Mota (PTB-RR).

“Dessa forma, sem norte, sem estrutura e sem recursos, as comunidades indígenas ficam à mercê da boa vontade de uma ou outra autoridade, tendo de se contentar em aceitar passivamente o que é oferecido – quando é oferecido”, completa. Proposta inclui na LDB ensino indígena por territórios étnico-educacionais.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Proposta inclui na LDB ensino indígena por territórios étnico-educacionais.

Fonte

Siconv Completo em Brasília no mês de Setembro de 2018. O décimo segundo curso completo promovido pela I9 Treinamentos, atualizado, reconhecido e agora com 4 opções de investimento que cabem no seu bolso. Não perca tempo com cursos desatualizados e ministrados por profissionais que desconhecem o assunto. Clique na imagem e saiba mais, muito mais…

Siconv completo em Brasília 12