Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
ONU-HABITAT defende inovação para garantir desenvolvimento sustentável das cidades

ONU-HABITAT defende inovação para garantir desenvolvimento sustentável das cidades

ONU-HABITAT defende inovação para garantir desenvolvimento sustentável das cidades

ONU-HABITAT defende inovação para garantir desenvolvimento sustentável das cidades – A batalha para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 ocorrerá nas cidades. Assim, elas precisam de inovação “disruptiva” de forma a garantir “impacto nas comunidades e que ninguém seja deixado para trás”.

A declaração foi feita pela chefe do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), Maimunah Mohd Sharif, durante Assembleia do organismo da ONU realizada em Nairóbi, no Quênia, esta semana.

Segundo Maimunah, a inovação — definida como “novos conhecimentos e soluções para melhorar as condições de vida de todas as cidades e comunidades” — é tema central do evento porque as cidades impulsionam as economias nacionais ao criar prosperidade, desenvolvimento social e emprego, mas também podem ser local de pobreza, exclusão e degradação ambiental. 

Leia também:

Seminário no DF debate conexão entre direitos humanos e desenvolvimento sustentável

A batalha para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 ocorrerá nas cidades. Assim, elas precisam de inovação “disruptiva” de forma a garantir “impacto nas comunidades e que ninguém seja deixado para trás”.

A declaração foi feita na quarta-feira (29) pela chefe do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), Maimunah Mohd Sharif, durante Assembleia do organismo da ONU realizada em Nairóbi, no Quênia, esta semana.

Segundo Maimunah, a inovação — definida como “novos conhecimentos e soluções para melhorar as condições de vida de todas as cidades e comunidades” — é tema central do evento porque as cidades impulsionam as economias nacionais ao criar prosperidade, desenvolvimento social e emprego, mas também podem ser local de pobreza, exclusão e degradação ambiental.

Portanto, ela disse que as cidades “terão que continuar a impulsionar a inovação de maneira disruptiva”, para o benefício de todos, conforme previsto na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, firmada pela comunidade internacional em 2015 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos.

Soluções inovadoras e inteligentes são parte das razões pelas quais cidades e regiões prosperam, acrescentou ela. A chefe do ONU-HABITAT pediu ainda que os delegados da assembleia considerem maneiras de promover tecnologias urbanas que possam lidar com os grandes sistemas nas cidades — como água, transporte e energia limpa — para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Ela também pediu que os países criem um ambiente que encoraje soluções inovadoras para a pobreza; e para utilizar melhor o conhecimento para servir as comunidades.

Segundo Maimunah, o ONU-HABITAT planeja se tornar um centro de excelência e inovação que “estabeleça o discurso e a agenda global para o desenvolvimento urbano sustentável”, que gere “conhecimento inovador, especializado e de ponta”.

Como exemplo da vontade do ONU-HABITAT de se engajar com as mais recentes inovações para enfrentar os atuais desafios das cidades, como mudança climática e crescente desigualdade social, o programa promoveu a primeira mesa-redonda sobre cidades flutuantes sustentáveis, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque em abril.

Elogiando o trabalho do ONU-HABITAT, a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, disse que as cidades não podem mais ser construídas da forma como foram Nairóbi e Nova Iorque. Para ela, as novas cidades precisam ser “construídas para as pessoas, e não para os carros“.

“Precisamos construir cidades sabendo que elas estarão na linha de frente dos riscos relacionados ao clima — da elevação dos oceanos às tempestades. As cidades flutuantes podem ser parte de nosso novo arsenal de ferramentas.”

Painel com chefes de Estado e de governo

Um painel de alto nível com chefes de Estado e de governo de Quênia, Sudão do Sul, Fiji e Iêmen discutiu urbanização, envolvimento do setor privado e parcerias diante de uma plateia lotada na primeira Assembleia do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), realizada em Nairóbi esta semana.

O diálogo estratégico teve a participação dos presidentes queniano, Uhuru Kenyatta, do Sudão do Sul, Salva Kiir, dos primeiros-ministros de Fiji, Josai Vorege Bainimarama, do Iêmen, Maeen Abdulmalik Saeed, assim como da diretora-executiva do ONU-HABITAT, Maimunah Mohd Sharif, e da presidente da Assembleia, Martha Delgado.

O painel também teve como foco o tema do evento — “Inovação para qualidade de vida nas cidades e comunidades”. O presidente queniano pediu que todos “reconheçam a importância da agenda urbana, para sermos capazes de criar comunidades sustentáveis para nossos filhos e netos, e reconhecer que não podemos fazer isso sozinhos”.

Ele lembrou os desafios de desenvolvimento no Quênia e em outros países, pediu soluções inovadoras e criativas, incluindo por meio de parcerias público-privadas que tragam benefícios para todos.

O presidente sul-sudanês disse que os contínuos desafios enfrentados pelas cidades e áreas urbanas de seu país, incluindo falta de infraestrutura, desemprego e insegurança, são todos gargalos no desenvolvimento nacional. Ele disse que os esforços para combater esses desafios devem incluir intervenções para criar empregos e oportunidades de geração de renda para os cidadãos.

O primeiro-ministro iemenita disse que a guerra em seu país criou uma “enorme transformação demográfica” nos municípios e cidades, enquanto residentes fogem das áreas de conflito.

“Quando se refere a planejamento urbano e de moradia, precisamos de centenas de milhares de unidades em algumas áreas. Então, estamos nos esforçando e confiando no setor privado para produzir essas unidades”, disse.

O premiê de Fiji pediu ações globais para enfrentar o que chamou de “escala sem precedentes de ameaças” da mudança climática. “Estamos inovando a cada dia para proteger nossa população da crise, porque será uma catástrofe mundial”, disse.

A diretora-executiva do ONU-HABITAT disse que as cidades precisam continuar a impulsionar a inovação para ter impacto nas comunidades e garantir que ninguém seja deixado para trás.

A presidente da Assembleia do ONU-HABITAT, que foi eleita com unanimidade na segunda-feira (28), pediu que a agenda global seja levada para mais perto dos cidadãos. “A experiência mostra que muito da criatividade e da inovação ocorre no nível local, nas experiências e encontros cotidianos”, declarou.

Fonte

agosto 2019

19ago(ago 19)08:3021(ago 21)16:30Esocial na Administração Pública incluindo os novos layoutsCurso fundamental para capacitar os profissionais a fim de prestarem corretamente as informações ao eSocial.

22ago(ago 22)08:0023(ago 23)17:00Curso completo de SISMOB agosto de 2019Conheça a nova versão do Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob).

26ago(ago 26)08:3028(ago 28)16:30Curso de Retenção de tributos em notas fiscaisConheça de forma clara e objetiva os procedimentos das retenções dos tributos (IRRF, INSS, PIS, COFINS, CSLL e ISS)

29ago(ago 29)08:0030(ago 30)18:00Emendas Parlamentares agosto de 2019Entenda o processo de captação de recursos através de emendas parlamentares

setembro 2019

02set(set 2)08:3004(set 4)16:30Novo Projeto Básico do Siconv completo prática Setembro de 2019Teoria e prática do novíssimo projeto básico do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal – Siconv.

05set(set 5)08:0006(set 6)17:00Plataforma +Brasil Setembro de 2019 Incluindo atualizações do SiconvPlataforma +Brasil Setembro de 2019 incluindo atualizações do Siconv

09set(set 9)08:0010(set 10)17:00Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Setembro de 2019Prepare editais de seleção de organizações da sociedade civil que assegurem processos econômicos e juridicamente eficientes.

11set(set 11)08:3013(set 13)16:30Desenvolvimento e Capacitação pra Pregoeiros e Equipe de ApoioSeja capaz de realizar pregões presenciais e eletrônicos na prática.

16set(set 16)08:0020(set 20)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Setembro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

23set(set 23)08:0024(set 24)17:00A nova legislação de convênios e contratos de repasse setembro de 2019Curso Completo com foco na nova legislação de convênios e contratos de repasse

25set(set 25)08:3027(set 27)16:30Gestão de Frota VeículosConhecça uma visão diferenciada das atividades de Operação, Manutenção e Planejamento e Controle de Frota de Veículos.

30set08:0018:00Tudo sobre o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde - SIOPS - Setembro de 2019O programa aqui exposto visa trazer conceitos ligados ao SIOPS e todas as recentes alterações promovidas no sistema

outubro 2019

01out08:0018:00Gerenciamento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE – Outubro de 2019Administrando corretamente os recursos da Educação através do SIOPE e do SIGARP

02out(out 2)08:3004(out 4)16:30Folha de Pagamento do Funcionalismo PúblicoSaiba elaborar a folha de pagamento de servidores públicos corretamente.

07out(out 7)08:0011(out 11)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Outubro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

14out(out 14)08:0018(out 18)17:00SIAFI Week Avançado Outubro 2019Aprofunde os conhecimentos para atuar na área de execução orçamentária, financeira e contábil através do SIAFI

21out(out 21)08:0022(out 22)18:00Emendas Parlamentares outubro de 2019Entenda o processo de captação de recursos através de emendas parlamentares

23out(out 23)08:3025(out 25)16:30Gestão da Comunicação e Mídias Sociais para a Administração PúblicaConheça os novos paradigmas da comunicação e debata os desafios impostos pela velocidade da comunicação no mundo digital.

28out(out 28)08:0029(out 29)17:00Curso prático de elaboração de termos de referência e projetos básicos outubro de 2019Assegure-se que o processo de licitação será econômico e juridicamente eficiente.

30out01novRevisão, Reequilíbrio e Reajuste de Contratos PúblicosConheça a legislação atualizada, a visão do Tribunal de Contas da União (TCU) e Jurisprudências na prática sobre o assunto.

Conheça a relação de cursos presenciais da I9 Treinamentos para o ano de 2019. Novos cursos e professores renomados. Clique na imagem abaixo e fique sabendo muito mais…

Conheça cursos presenciais I9 Treinamentos 2019