Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Nordeste não é a região mais inadimplente do país

Nordeste não é a região mais inadimplente do país

Nordeste não é a região mais inadimplente do país

Nordeste não é a região mais inadimplente do país – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) justificou, no último dia 2, que o baixo volume de financiamentos pela Caixa concedidos ao Nordeste ocorria por conta de uma maior inadimplência na região. “As prefeituras do Nordeste são as mais inadimplentes, e a Caixa precisa de garantias para poder emprestar”, disse.

O UOL consultou o banco de dados no Cauc (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias), controlado pela Secretaria do Tesouro Nacional, para verificar a situação de todos os 5.570 municípios do país e descobriu que não há diferenças regionais entre o Nordeste em comparação com a média nacional. No caso específico de capitais e estados, também não há qualquer justificativa legal que impeça os repasses.

“Isso [do Nordeste liderar inadimplência] não existe. A lista é grande e universal, não há regiões com mais problemas. São problemas de gestão pelo país todo”, afirma Eduardo Stranz, consultor da área de estudos técnicos da CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

Segundo consulta feita nessa quarta-feira (7) ao Cauc, 4.247 municípios –76,2% do total– estavam com o “nome sujo”. Da lista dos cinco estados com percentualmente mais municípios irregulares, só um é do Nordeste e quatro são do Norte.

Até julho deste ano, segundo o jornal Estado de São Paulo, a Caixa autorizou R$ 4 bilhões em empréstimos para governadores e prefeitos, sendo apenas R$ 89 milhões –ou 2,2% do total— para o Nordeste. O volume é muito menor do que em anos anteriores, aponta a reportagem.

“O que acontece é que você tem uma série de esteiras de análise”, justificou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, logo após a publicação da reportagem, negando diferenciação entre entes federativos.

Municípios irregulares

Para ter acesso a recursos da Caixa, prefeituras e governos estaduais precisam estar com nome limpo no Cauc, que leva em conta 15 itens –como envio de prestações de contas, investimentos mínimos em saúde e educação, cumprimento de obrigações de convênios etc.. Uma inconformidade apenas já é suficiente para que o ente federativo não receba recursos.

“O Cauc funciona como se fosse um ‘SPC do governo’, que denuncia uma inadimplência. Estar adimplente é requisito para conseguir um financiamento ou recurso do governo federal de transferências voluntárias”, diz Stranz.

As transferências voluntárias são aquelas que não são obrigatórias. “Por exemplo, o governo abre um edital para alocar recursos para as prefeituras comprarem um equipamento. Para se habilitar, o ente precisa ter o Cauc regular. Se estiver com problema, não pode receber”, explica.

Entre todos os estados, apenas o Rio Grande do Sul tem mais da metade dos municípios com a certidão de adimplente –60,7% do total. No outro lado, dez estados têm mais de 90% dos municípios inadimplentes, como é o caso do Rio de Janeiro.

O número de municípios com problemas caiu em consideração a abril, quando o mesmo levantamento foi feito pela CNM e apontou que 5.452 municípios –98% do total– estavam com pendências no Cauc. “Isso atinge convênios, emendas parlamentares, obras que estão andando, obras paralisadas que precisam ser retomadas. Tudo acaba sendo dificultado e é algo muito grave. Isso trava o país”, afirmou à época ao UOL o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

Estados e capitais com problemas

A reportagem do UOL também consultou a situação no Cauc dos estados e viu que apenas sete estão em dia com suas obrigações –dois deles são do Nordeste. Já entre as capitais, três das nove com nome limpo são nordestinas.

Stranz explica que, diferentemente das transferências voluntárias, os pedidos de financiamentos têm outra regra. Para ter direito a um crédito de um banco internacional, por exemplo, o ente precisa, além do Cauc em dia, de uma autorização do Tesouro e do Senado.

“Isso está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal para evitar o que ocorreu em outras épocas, de um superendividamento. O ente precisa mostrar se pode e como vai pagar”, diz. Nordeste não é a região mais inadimplente do país

No caso da Caixa, diz, “há uma mistura” de modelos. “Tem alguns financiamentos para áreas como o Minha Casa, Minha Vida, como os créditos de interesse social que o ente precisa apenas estar regularizado no Cauc. Dependendo do volume do recurso, é necessário também esse aval”, afirma.

“Mas esse sistema é obrigatório, a Caixa não pode entregar recursos sem esse documento, sem comprovada a regularidade do Cauc”, completa.

Estados com mais municípios irregulares (em negrito o do Nordeste)

  1. Amapá – 100%
  2. Pará – 96,5%
  3. Sergipe – 96%
  4. Tocantins – 95,7%
  5. Roraima – 93,3%

Estados regulares (em negrito os do Nordeste)

  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Mato Grosso
  • Pará
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo

Capitais regulares (em negrito as do Nordeste)

  • Rio Branco
  • Manaus
  • Vitória
  • Goiânia
  • São Luís
  • Belo Horizonte
  • Teresina
  • Porto Alegre
  • Aracaju

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (Consulta feita ao Cauc em 7/8/2019)

Fonte

Conheça o calendário de cursos da I9 Treinamentos para o ano de 2019. Novos cursos e professores renomados. Clique na imagem abaixo e fique sabendo muito mais…

outubro 2019

21out(out 21)08:0022(out 22)18:00Emendas Parlamentares outubro de 2019Entenda o processo de captação de recursos através de emendas parlamentares

23out(out 23)08:3025(out 25)16:30Gestão da Comunicação e Mídias Sociais para a Administração PúblicaConheça os novos paradigmas da comunicação e debata os desafios impostos pela velocidade da comunicação no mundo digital.

28out(out 28)08:0029(out 29)17:00Curso prático de elaboração de termos de referência e projetos básicos outubro de 2019Assegure-se que o processo de licitação será econômico e juridicamente eficiente.

30out01novRevisão, Reequilíbrio e Reajuste de Contratos PúblicosConheça a legislação atualizada, a visão do Tribunal de Contas da União (TCU) e Jurisprudências na prática sobre o assunto.

novembro 2019

30out01novRevisão, Reequilíbrio e Reajuste de Contratos PúblicosConheça a legislação atualizada, a visão do Tribunal de Contas da União (TCU) e Jurisprudências na prática sobre o assunto.

06nov(nov 6)08:3008(nov 8)16:30Formação de Gestores e Fiscais de ContratosConheça os procedimentos, técnicas, responsabilidades, controles, ações e relatórios. Sob a perspectiva da nova instrução normativa nº 05/2017-SEGES/MPDG

11nov08:0018:00Simec Introdução ao PAR novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC na fase preparatória

12nov08:0018:00Simec Fase de Diagnóstico do PAR novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC de Diagnóstico do PAR

13nov08:0018:00Simec Fase de Planejamento e Execução novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC de Planejamento e Execução

14nov08:0017:00Regularizando a situação no novo CAUCO Cauc mudou… conheça na prática e objetivamente como regularizar e atualizar a inadimplência de sua instituição.

18nov(nov 18)08:0022(nov 22)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Novembro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

25nov(nov 25)08:0026(nov 26)17:00A nova legislação de convênios e contratos de repasse Novembro de 2019Curso Completo com foco na nova legislação de convênios e contratos de repasse

27nov(nov 27)08:3029(nov 29)16:30Formação de Gestores Públicos e Ordenadores de Despesas – Uma visão estratégicaSeja capaz de introduzir em sua Administração o Plano Estratégico por meio de Projetos

dezembro 2019

02dez(dez 2)08:3004(dez 4)16:30Esocial na Administração Pública incluindo os novos layouts dezembro de 2019Curso fundamental para capacitar os profissionais a fim de prestarem corretamente as informações ao eSocial.

05dez(dez 5)08:0006(dez 6)17:00Novo Projeto Básico do Siconv compacto na prática Dezembro de 2019Teoria e prática do novíssimo projeto básico do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal – Siconv.

09dez(dez 9)08:3011(dez 11)18:00Curso Completo de Contabilidade Pública - Encerramento de exercícioEsteja apto a identificar conceitos e características da contabilidade aplicada ao setor público para o encerramento de exercício.

16dez(dez 16)08:0020(dez 20)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Dezembro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

Calendário de Cursos da I9 Treinamentos para 2019

Cursos em Destaque

Rolar para cima
X