Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Inscrições abertas do Seminário Ibero Americano de Bibliotecas Públicas

Inscrições abertas do Seminário Ibero Americano de Bibliotecas Públicas

Inscrições abertas do Seminário Ibero Americano de Bibliotecas Públicas

Inscrições abertas do Seminário Ibero Americano de Bibliotecas Públicas – Estão abertas as inscrições para o Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, que será realizado nos dias 19 e 20 de junho, em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) – por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) – e pelo Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), terá como temas o impacto social das bibliotecas e as bibliotecas na agenda política.

O seminário será aberto ao público e as inscrições podem ser feitas neste link. A programação será composta de apresentações de projetos bem-sucedidos, discussões sobre cooperação e mesas de especialistas. As palestras serão interpretadas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, quando em outros idiomas, traduzidas simultaneamente para o português.

Entre as autoridades presentes estarão o diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Guilherme Relvas, a presidente do Iberbibliotecas, Lovania Garmendia (Costa Rica), a secretária-executiva do Plano Nacional de Livro e Leitura, Renata Costa, e a diretora do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc), Marianne Ponsford (Colômbia).

O evento integra as atividades do Programa Iberbibliotecas, iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), com a coordenação do Cerlalc, órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que visa promover o acesso livre e aberto à leitura e informação para todos os cidadãos por meio da criação de uma rede de cooperação ibero-americana no campo das bibliotecas públicas. Atualmente, o Programa é composto por Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai, Peru e as cidades de Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia).

O Brasil aderiu ao Iberbibliotecas em 2012 e, desde então, o MinC investe US$ 90 mil anuais, participa e integra as bibliotecas públicas brasileiras em todas as iniciativas propostas pelo programa, tais como editais públicos e cursos de formação de bibliotecários, entre outras.

“O Iberbibliotecas é uma importante frente de trabalho do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, pois contempla nossos principais eixos de atuação, como a formação e qualificação de profissionais e o fomento aos espaços de leitura no Brasil”, destaca a coordenadora-geral do SNBP e vice-presidente do Iberbibliotecas, Jaqueline Gomes.

Jaqueline destaca que o Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas vai reunir os temas centrais que permeiam as áreas do livro e leitura, com a presença de profissionais de vários países e dos coordenadores estaduais de bibliotecas públicas. “É um evento importante que abrirá espaço para o diálogo e reflexão sobre o papel das bibliotecas, seu impacto na sociedade e as questões políticas importantes para o segmento”, afirma.

Após o Seminário, os membros do Iberbibliotecas participarão do XIX Conselho Intergovernamental do Programa, que tem por objetivo avaliar os avanços já realizados no ano de 2018 e planejar as ações estratégicas para 2019. Além disso, durante o Conselho, serão selecionados os projetos ganhadores da 6ª Convocatória de Ajudas do Iberbibliotecas de 2018.

Serviço

Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas

Data: 19 e 20 de junho de 2018

Local: San Marco Hotel – Setor Hoteleiro Sul, quadra 05, bloco C – Asa Sul, Brasília – DF

Vem aí em Julho…. O mais esperado evento do ano sobre Gestão de Convênios na cidade do Rio de Janeiro. Da captação à prestação de contas, tudo o que você precisa saber sobre o Siconv. Clique na imagem abaixo e saiba mais… muito mais!

Cursos em Destaque