Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Governo do DF assina Decreto de Implantação da Política de Governança

Governo do DF assina Decreto de Implantação da Política de Governança

Governo do DF assina Decreto de Implantação da Política de Governança

Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas da União (TCU) tem o objetivo de profissionalizar secretários e administradores regionais e dar mais transparência à gestão

Governo do DF assina Decreto de Implantação da Política de Governança – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, assinaram, na manhã desta quinta-feira (31/01), no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), no Setor de Clubes Esportivos Sul, o Decreto de Implantação da Política de Governança, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal.

A finalidade do Decreto é a de instituir a Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Distrito Federal, além de criar o Conselho de Governança, órgão colegiado que coordenará iniciativas de aprimoramento institucional, com estabelecimento de patamares mínimos de governança.

“Estou feliz que os secretários tenham entendido a missão da Governança. Juntos, vamos criar um órgão que cuide de toda a governança no Distrito Federal. Essa busca de conhecimento que existe no TCU tem que ser observada por todos os governantes do País. Assim, podemos transmitir à população o que ela espera de todos nós, que é a transparência e o bom uso dos recursos públicos”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

De acordo com o governador do DF, atualmente os governos passam por dificuldades, fruto de desorganização administrativa e falta de gestão estratégica. “Estou feliz pela assinatura do convênio. Vamos fazer o DF entrar na rota da boa gestão e do total combate à corrupção. Meus secretários vão se engajar de forma profunda no efetivo cumprimento desse acordo”, garantiu.

O presidente do TCU, José Múcio Monteiro, afirmou que a assinatura do acordo é uma forma do órgão retribuir as boas relações com o Distrito Federal. “Temos um acervo de informações que sobrevive a governos, com o único interesse de que as coisas deem certo. Por isso, temos ajudado governos e governantes a fazer suas gestões de forma mais clara e participativa”, explicou.

José Múcio Monteiro disse admirar o entusiasmo e a vontade de acertar do governador. “Sou admirador de seu apetite em mudar as coisas para que elas sejam feitas de forma certa. Quero que o senhor veja no TCU uma casa parceira, um centro de trabalho para que nós possamos materializar seus sonhos, sua vontade à frente do governo. Tenho absoluta certeza que o senhor sonha com um GDF mais justo ou pelo menos, menos injusto”, definiu.

O governador Ibaneis Rocha explicou que o TCU possui um acervo muito grande de boas práticas de políticas e gestão pública e que pretende levar essa experiência para todas as secretarias e administrações regionais. “Vamos buscar a experiência e o conhecimento de quem já tem muito tempo trabalhando na área, para trazer transparência, economia de recursos e gestão profissionalizada ao DF”, concluiu.

Acordo

A ideia de instituir a política de governança surgiu do entendimento de que é necessário alinhamento entre as ações realizadas pelos órgãos que compõem a Administração Pública. O acordo estabelece cooperação técnica entre o GDF e o TCU, para promover a troca de experiências, informações e tecnologias, visando à capacitação, aperfeiçoamento e especialização técnica de recursos humanos, desenvolvimento institucional e da gestão pública, com a implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo e de atividades complementares de interesse comum.

Leia também:

Gestores Municipais já podem tirar dúvidas direto com o TCU

O acordo não implica em compromissos financeiros ou transferência de recursos entre GDF e TCU, cabendo sua execução e fiscalização à Secretaria Adjunta de Governança e Compliance da Casa Civil do Distrito Federal.

O Instituto Serzedello Corrêa recebe por ano mais de 50 mil pessoas para formação profissional e o DF tão próximo não utilizava esses recursos. “É uma grande oportunidade para a gente profissionalizar a administração sempre olhando para quem realmente necessita, que é a população do Distrito Federal. Somos prestadores de serviço”, disse o chefe do Executivo.

O treinamento teve início nesta quinta-feira, com três horas de aula. O acordo prevê vários treinamentos nas mais diversas áreas, como saúde, educação e segurança, utilizando a expertise do TCU.

Governança Pública

Governança Pública pode ser definida como um conjunto de boas práticas de gestão, liderança, estratégia e controle postas em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução e a geração de resultados nas políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Trata-se de um importante instrumento de planejamento na gestão da coisa pública, permitindo o efetivo ciclo de desenvolvimento de políticas públicas.

Por sua vez, o Compliance Público se refere à adesão a valores, princípios e normas de forma a sustentar e priorizar o interesse público em relação ao interesse privado. A Política de Governança e Compliance busca aperfeiçoar os processos de gestão das políticas públicas e recuperar a confiança do cidadão nas instituições que compõem o Governo do Distrito Federal, promovendo maior equilíbrio entre Estado e Sociedade.

Ao mesmo tempo, o curso “Governança para Altos Executivos” tem como objetivo a troca de informações para facilitar a implementação da Política de Governança no Distrito Federal. Participarão do curso o governador Ibaneis Rocha e os secretários de Estado.

A solenidade contou, ainda, com as presenças do secretário da Casa Civil, Eumar Novacki; da secretária-adjunta de Governança e Compliance, Cristiane Nardes; do ministro Augusto Nardes; além de representantes dos órgãos da Casa Civil, secretários, secretários-adjuntos, subsecretários e assessores.

Fonte

agosto 2019

19ago(ago 19)08:3021(ago 21)16:30Esocial na Administração Pública incluindo os novos layoutsCurso fundamental para capacitar os profissionais a fim de prestarem corretamente as informações ao eSocial.

22ago(ago 22)08:0023(ago 23)17:00Curso completo de SISMOB agosto de 2019Conheça a nova versão do Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob).

26ago(ago 26)08:3028(ago 28)16:30Curso de Retenção de tributos em notas fiscaisConheça de forma clara e objetiva os procedimentos das retenções dos tributos (IRRF, INSS, PIS, COFINS, CSLL e ISS)

29ago(ago 29)08:0030(ago 30)18:00Emendas Parlamentares agosto de 2019Entenda o processo de captação de recursos através de emendas parlamentares

setembro 2019

02set(set 2)08:3004(set 4)16:30Novo Projeto Básico do Siconv completo prática Setembro de 2019Teoria e prática do novíssimo projeto básico do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal – Siconv.

05set(set 5)08:0006(set 6)17:00Plataforma +Brasil Setembro de 2019 Incluindo atualizações do SiconvPlataforma +Brasil Setembro de 2019 incluindo atualizações do Siconv

09set(set 9)08:0010(set 10)17:00Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Setembro de 2019Prepare editais de seleção de organizações da sociedade civil que assegurem processos econômicos e juridicamente eficientes.

11set(set 11)08:3013(set 13)16:30Desenvolvimento e Capacitação pra Pregoeiros e Equipe de ApoioSeja capaz de realizar pregões presenciais e eletrônicos na prática.

16set(set 16)08:0020(set 20)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Setembro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

23set(set 23)08:0024(set 24)17:00A nova legislação de convênios e contratos de repasse setembro de 2019Curso Completo com foco na nova legislação de convênios e contratos de repasse

25set(set 25)08:3027(set 27)16:30Gestão de Frota VeículosConhecça uma visão diferenciada das atividades de Operação, Manutenção e Planejamento e Controle de Frota de Veículos.

30set08:0018:00Tudo sobre o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde - SIOPS - Setembro de 2019O programa aqui exposto visa trazer conceitos ligados ao SIOPS e todas as recentes alterações promovidas no sistema

outubro 2019

01out08:0018:00Gerenciamento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE – Outubro de 2019Administrando corretamente os recursos da Educação através do SIOPE e do SIGARP

02out(out 2)08:3004(out 4)16:30Folha de Pagamento do Funcionalismo PúblicoSaiba elaborar a folha de pagamento de servidores públicos corretamente.

07out(out 7)08:0011(out 11)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Outubro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

14out(out 14)08:0018(out 18)17:00SIAFI Week Avançado Outubro 2019Aprofunde os conhecimentos para atuar na área de execução orçamentária, financeira e contábil através do SIAFI

21out(out 21)08:0022(out 22)18:00Emendas Parlamentares outubro de 2019Entenda o processo de captação de recursos através de emendas parlamentares

23out(out 23)08:3025(out 25)16:30Gestão da Comunicação e Mídias Sociais para a Administração PúblicaConheça os novos paradigmas da comunicação e debata os desafios impostos pela velocidade da comunicação no mundo digital.

28out(out 28)08:0029(out 29)17:00Curso prático de elaboração de termos de referência e projetos básicos outubro de 2019Assegure-se que o processo de licitação será econômico e juridicamente eficiente.

30out01novRevisão, Reequilíbrio e Reajuste de Contratos PúblicosConheça a legislação atualizada, a visão do Tribunal de Contas da União (TCU) e Jurisprudências na prática sobre o assunto.

Conheça a relação de cursos presenciais da I9 Treinamentos para o ano de 2019. Novos cursos e professores renomados. Clique na imagem abaixo e fique sabendo muito mais…

Conheça cursos presenciais I9 Treinamentos 2019