julho, 2019

22jul08:0018:00Tudo sobre o SistecTudo sobre o Sistec

Saiba Mais

Detalhes do Evento

Tudo sobre o Sistec

Programa Bolsa – Formação  / Pronatec – Pactuções: TD, Mediotec, prisional e Análise de Prestação de contas

Tudo sobre o Sistec. Programa Bolsa – Formação  / Pronatec – Pactuções: TD, Mediotec, prisional e Análise de Prestação de contas

Objetivos do Curso

Tudo sobre o Sistec – O objetivo deste curso é prover os conceitos fundamentais do SISTEC, passando pelas principais funcionalidades desenvolvidas para atender o Programa BOLSA-FORMAÇÃO/PRONATEC, passando por Pactuações, Mapa de Demanda, Ofertas, Matrículas, e por fim a Análise de Dados da Prestação de Contas.

Metodologia

Tudo sobre o Sistec – Aula expositiva a respeito do Programa Bolsa-Formação/Pronatec, em especial sobre os processos inerentes as Pactuações TD, Mediotec e Prisional, e em especial, Análise de Dados da Prestação de Contas – Aula expositiva com utilização de apresentação em Power Point e utilização do SISTEC – para estudo de casos concretos em ambiente de produção, e demonstração de planilha Excel para Análise de Dados da Prestação de Contas.

Disponibilizamos apostilas impressas e digitais aos alunos com apostila digital, em Pdf, visando à facilitação do aprendizado.

Conteúdo Programático

Tudo sobre o Sistec – Programa Bolsa-Formação/PRONATEC, Pactuações e Análise de Dados Prestação de Contas

MÓDULO I – TUDO SOBRE O SISTEC PROGRAMA BOLSA FORMAÇÃO/PRONATEC PACTUAÇÕES: TD, MEDIOTEC E PRISIONAL

  1. Visão Geral SISTEC, quem utiliza, perfis e sistema SSD;
  2. Primeiros Passos no SISTEC, solicitação de acesso, cadastro de unidade de ensino, cadastro de usuários;
  3. Verificar/Atualizar dados da unidade de ensino, criar unidade de ensino remota;
  4. Pré-Cadastro curso técnico;
  5. Operação PRONATEC, conceitos, pactuação, calendário de pactuação;
  6. Mapa Demanda Específico(MDE) – Parceiro Demandante;
  7. Mapa Demanda Identificado(MDI) – MEC;
  8. Criação de Proposta de Oferta – Parceiro Ofertante;
  9. Fluxo de Envio de Propostas de Oferta – Parceiro Ofertante;
  10. Homologação das Propostas de Oferta – MEC;
  11. Gerenciar Ofertas – Parceiro Ofertante;
  12. Gerenciar Matrícula – Parceiros Demandantes/Ofertantes;
  13. Registar Frequência – Parceiro Ofertante;
  14. Validar Diploma ou Certificado – Parceiro Ofertante;

MÓDULO II – ANÁLISE DE DADOS SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS FÍSICA (EXECUÇÃO DE HORAS ALUNOS) E FINANCEIRA DO PROGRAMA BOLSA FORMAÇÃO/PRONATEC: TD, MEDIOTEC E PRISIONAL

Execução dos recursos:

  • Instrumentalização do ementário das Despesas orçamentárias legíveis;
  • Apuração dos custos hora-aluno.
  • Gestão Orçamentária, Financeira e Custos do programa.
  • Regulamentação dos valores da assistência estudantil entre outros.
  • Regulamentação dos editais de contratação de professores e profissionais de Apoio.

Prestação de contas:

  • Entendendo o funcionamento da prestação de contas no FNDE e na SETEC;
  • Análise da metodologia de cumprimento de objeto horas aluno por meio do SISTEC;
  • Método de contabilização de horas-aluno realizadas, pelos parceiros ofertantes;
  • Ferramentas para análise de dados;
  • Entendendo as situações de Matrículas Financiáveis e Não Financiáveis pelo Programa Bolsa-Formação – Pronatec;
  • Aplicação dos Rendimentos Financeiros;
  • Entendendo o saldo em conta bancária das ações TD, MEIOTEC e PRISIONAL.

Público alvo

O Curso Tudo sobre o Sistec é voltado à Coordenadores do PRONATEC, ordenadores de despesas e pessoal técnico especializado na execução e acompanhamento do PRONATEC, abaixo denominados parceiros demandantes e parceiros ofertantes.

Professores

O Curso de Tudo sobre o Sistec será ministrado pelo professor André Fonseca Borges que é Empreendedor, bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Anhanguera, pós-graduado em MBA – Gerenciamento de Projetos PMBoK pela Unicesp Centro Universitário Icesp. É proprietário da Startup e-Suite Brasil empresa de tecnologia da informação fornecedora de produtos e soluções do e-Cidadão (SuiteCRM), SEI – Sistema Eletrônico de Informações, e de consultoria, auditoria, fornecimento de mão-de-obra especializada para o Programa PRONATEC nos estados e municípios. Atuou como consultor e gerente de projetos no MEC Ministério da Educação entre os anos 2014 a 2019, realizando correções e evoluções no SISTEC, participando na construção dos novos módulos Mediotec – Privadas, WS Demandantes (Supertec-MDIC) e Pronatec Voluntário, realizou tratativas sobre a Portaria MEC nº 41, de 9 de novembro de 2016, que estabelece prazo para alteração de situação de matrícula da Bolsa-Formação/PRONATEC; e pelo professor  Derli Antunes Pinto, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) pós-graduado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Especialista em Gestão de Sala de Aula de Nível Superior pelo Centro Universitário do Centro Oeste – (UNIDESC). Diretor de Gestão e Planejamento em exercício no INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Foi técnico (2018 e 2019) na SETEC – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, um dos responsáveis pela prestação de contas do exercício de 2016 do Pronatec. Foi contador em (2011 a 2017) no Ministério da Fazenda na Secretaria do Tesouro Nacional no Núcleo de Consolidação e Transparência das Contas Públicas – NUCOP/CCONF. É Professor de cursos de pós-graduação e graduações em diversas universidades do país. Instrutor/facilitador ativo de Cursos da Semana Orçamentária – ESAF e Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (SECOFEM) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Ambos são  professor da I9 Treinamentos.

Hora

(Segunda) 08:00 - 18:00

Localização

Brasília

Rolar para cima
X