Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Empresas brasileiras deverão se adaptar ao eSocial

Empresas brasileiras deverão se adaptar ao eSocial

Empresas brasileiras deverão se adaptar ao eSocial

Empresas brasileiras deverão se adaptar ao eSocial – O eSocial foi instituído pelo Decreto 8.373/14 e consiste em uma nova forma de enviar ao Governo Federal (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal (gestora do FGTS), as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para um único banco de dados na internet. O objetivo é que todos os sistemas de gestão de pessoas do Brasil sejam alterados por meio do eSocial, para unificar e simplificar a entrega das informações.

“Desse modo, todas as empresas privadas e públicas do país, incluindo as micro e pequenas empresas, microempreendedores que possuam empregados, assim como os empregadores domésticos, deverão fazer uso deste sistema de registro de dados”, explica Geovana Caroline da Silva, advogada trabalhista no Theon de Moraes Advocacia Empresarial.

Maior poder de fiscalização e garantia dos direitos dos trabalhadores

Para os trabalhadores, o eSocial servirá como uma forma de garantir os direitos trabalhistas, uma vez que estes terão acesso a todos os dados de sua relação de trabalho, através da internet.

“Já para os empregadores, ele servirá como meio de unificar e facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS”, aponta Felipe Shahin Franco, contador e sócio fundador do escritório EFE Contabilidade e Auditoria e Grupo EFE Soluções Empresarias.

O eSocial traz obrigações, mas também benefícios às empresas

Embora gere novas obrigações às empresas, o eSocial também poderá trazer algumas vantagens. “A enorme quantidade de arquivos e de documentos que ocupam grande espaço nas empresas passa a ser substituída por uma ferramenta online que proporciona praticidade ao processo de organização e acessibilidade como um todo”, afirma o contador.

Para Leonardo Theon de Moraes, advogado especialista em Direito Empresarial, o processo de adaptação das empresas na implantação do eSocial, deve ser visto como uma oportunidade para que elas se organizem e melhorem seus processos e produtividade.

Leia também:

Os cuidados com o novo EFD-Reinf

Sistema visa combater a sonegação e informalidade

Já que a plataforma facilitará a fiscalização em relação a sonegação de impostos, é provável que ocorra um aumento do risco de penalidades às empresas. “Isso porque todas as informações estarão centralizadas nas plataformas do governo, e com isso tornará mais ágil a fiscalização”, esclarece Theon de Moraes.

Por isso, é importante que as empresas estejam atentas para que as informações sejam enviadas dentro do prazo e de forma correta. O advogado aconselha que os sócios e gestores se aprofundem nos conhecimentos da legislação vigente que trata da implantação do eSocial, bem como da legislação trabalhista.

“Eles deverão acompanhar as constantes mudanças nas leis, os prazos para fornecimento de informações e investir em treinamento das equipes para manter a empresa dentro das exigências trazidas pelo eSocial”, acrescenta Luana Martimiano de Oliveira, auxiliar Jurídica no Theon de Moraes Advocacia Empresarial

Impacto na gestão e cultura das empresas

O eSocial impactará de forma direta e significativa na gestão e cultura das empresas, obrigando diversos departamentos a se envolverem no processo de implantação e fornecimento de informações. Felipe Shahin Franco diz que isso exigirá a criação de processos internos que reduzam ou eliminem o tempo até a transmissão dentro do sistema.

Impacto na esfera trabalhista

O especialista conta que no futuro, o magistrado terá acesso ao sistema e todas as informações prestadas e haverá a integração da esfera administrativa e judicial. Dessa forma, será possível utilizar informações constantes do eSocial em confronto com documentos apontados em inicial.

Os advogados trabalhistas devem orientar os clientes de forma consultiva e realizar corretamente todos os procedimentos previstos em legislação trabalhista em uma relação laboral. “É de suma importância deixar claro que o preenchimento das informações será por meio digital, e assim, terá que seguir os aspectos da legislação trabalhista, previdenciária e tributária”, destaca a advogada trabalhista Geovana Caroline da Silva.

Ela explica que isso poderá prevenir e evitar o risco da interposição de ações trabalhistas e possíveis condenações das empresas que não repassarem as informações corretas ao sistema.

Multas e punições

Não há previsão em lei de penalidades para empresas que não se adequarem ao eSocial, no entanto, pela legislação trabalhista, previdenciária e tributária existem disposições de multas para aqueles que omitem informações aos órgãos públicos.

 “Por isso a atenção deverá ser redobrada a fim de evitar possíveis problemas jurídicos”, enfatiza Theon de Moraes. Assim, espera-se uma grande mudança cultural nos processos de gestão das empresas. “Vivemos um grande marco trabalhista, pois as atuais mudanças reforçam a importância da evolução tecnológica, agora atingindo diretamente as relações de trabalho”, conclui Felipe Shahin Franco.

Fonte

outubro 2019

21out(out 21)08:0022(out 22)18:00Emendas Parlamentares outubro de 2019Entenda o processo de captação de recursos através de emendas parlamentares

23out(out 23)08:3025(out 25)16:30Gestão da Comunicação e Mídias Sociais para a Administração PúblicaConheça os novos paradigmas da comunicação e debata os desafios impostos pela velocidade da comunicação no mundo digital.

28out(out 28)08:0029(out 29)17:00Curso prático de elaboração de termos de referência e projetos básicos outubro de 2019Assegure-se que o processo de licitação será econômico e juridicamente eficiente.

30out01novRevisão, Reequilíbrio e Reajuste de Contratos PúblicosConheça a legislação atualizada, a visão do Tribunal de Contas da União (TCU) e Jurisprudências na prática sobre o assunto.

novembro 2019

30out01novRevisão, Reequilíbrio e Reajuste de Contratos PúblicosConheça a legislação atualizada, a visão do Tribunal de Contas da União (TCU) e Jurisprudências na prática sobre o assunto.

06nov(nov 6)08:3008(nov 8)16:30Formação de Gestores e Fiscais de ContratosConheça os procedimentos, técnicas, responsabilidades, controles, ações e relatórios. Sob a perspectiva da nova instrução normativa nº 05/2017-SEGES/MPDG

11nov08:0018:00Simec Introdução ao PAR novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC na fase preparatória

12nov08:0018:00Simec Fase de Diagnóstico do PAR novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC de Diagnóstico do PAR

13nov08:0018:00Simec Fase de Planejamento e Execução novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC de Planejamento e Execução

14nov08:0017:00Regularizando a situação no novo CAUCO Cauc mudou… conheça na prática e objetivamente como regularizar e atualizar a inadimplência de sua instituição.

18nov(nov 18)08:0022(nov 22)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Novembro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

25nov(nov 25)08:0026(nov 26)17:00A nova legislação de convênios e contratos de repasse Novembro de 2019Curso Completo com foco na nova legislação de convênios e contratos de repasse

27nov(nov 27)08:3029(nov 29)16:30Formação de Gestores Públicos e Ordenadores de Despesas – Uma visão estratégicaSeja capaz de introduzir em sua Administração o Plano Estratégico por meio de Projetos

dezembro 2019

02dez(dez 2)08:3004(dez 4)16:30Esocial na Administração Pública incluindo os novos layouts dezembro de 2019Curso fundamental para capacitar os profissionais a fim de prestarem corretamente as informações ao eSocial.

05dez(dez 5)08:0006(dez 6)17:00Novo Projeto Básico do Siconv compacto na prática Dezembro de 2019Teoria e prática do novíssimo projeto básico do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal – Siconv.

09dez(dez 9)08:3011(dez 11)18:00Curso Completo de Contabilidade Pública - Encerramento de exercícioEsteja apto a identificar conceitos e características da contabilidade aplicada ao setor público para o encerramento de exercício.

16dez(dez 16)08:0020(dez 20)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Dezembro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

Conheça o calendário de cursos da I9 Treinamentos para o ano de 2019. Novos cursos e professores renomados. Clique na imagem abaixo e fique sabendo muito mais…

Calendário de Cursos da I9 Treinamentos para 2019

Cursos em Destaque

Rolar para cima
X