Logo I9 Treinamentos

Curso SIAFIC – da implementação as ações de Governança Municipal

Objetivos do Curso

Conscientizar o público alvo sobre a rotina da administração pública municipal a partir da vigência do SIAFIC ÚNICO – com início previsto em 01 de janeiro de 2023, conforme Decreto Número: 10.540 de 05.11.2020.

Público Alvo

Prefeitos, gestores, secretários, profissionais da Contabilidade, agentes de controle interno, auditores, assessores de planejamento, controle interno, orçamento e agentes políticos que atuam no planejamento e execução orçamentária do município, bem como servidores e assessores do Poder Legislativo, e demais pessoas interessadas no assunto.

Conteúdo do Curso

Curso SIAFIC – da implementação as ações de Governança Municipal

Módulo – I
Conceitos teóricos de Governança Pública – Decreto nº 9.203, de 22 novembro de 2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, alterado pelo Decreto Federal nº 9.901, de 08 de julho de 2019.

Governança Pública
Lei de Responsabilidade Fiscal e suas alterações
Decreto nº 10.540/2020
Em tender de princípios de Governança Publica: Orçamento Público, seu funcionamento e a execução orçamentária;
Compreender o que dispõe o inciso V do artigo 2º do Decreto 10.540 de 05.11.2020 que versa sobre: “controle da execução orçamentária e financeira – registros e atos necessários à coordenação da administração financeira e da execução orçamentária, incluídos os registros contábeis correspondentes”;
O papel relevante das Secretarias Sistêmicas: (Administração; Planejamento e Fazenda ou Finanças) com definição na Lei de Reforma Administrativa em cada município na funcionalidade do Plano de Ação.
Qual o papel do Ordenador de Despesa diante a definição do inciso XI do artigo 2º do Decreto 10.540 de 05.11.2020 que versa sobre: “unidade gestora ou executora – a unidade orçamentária ou administrativa que realiza atos de gestão orçamentária, financeira ou patrimonial, cujo titular está sujeito à prestação de contas anual”.

Conceitos e Objetivos do SIAFIC:
O que é SIAFIC;
O que significa Padrão Mínimo de Qualidade;
Compreensão sobre Sistema Único e Sistema Integrado;
Definição de Sistemas Estruturantes; e
Objetivos do SIAFIC.

Como Gerir um Plano de Ação até 31.12.22, uma vez que o Art. 18 do Decreto 10.540 de 05.11.2020, define que: “Os entes federativos deverão observar as disposições deste Decreto a partir de 1º de janeiro de 2023.”

Aspectos Práticos do SIAFIC:

Prazos e Obrigatoriedade;
Papel do Poder Executivo e dos demais poderes e órgãos;
Desafios para a Gestão Pública.

Impactos nas Rotinas de Trabalho e Fluxos de Informações:

Requisitos do SIAFIC;
Requisitos Gerais; e,
Requisitos de Procedimentos Contábeis.

Módulo – II

Normas Gerais para Consolidação das Contas Públicas:

Elementos dos Registros Contábeis;
Dispositivos Necessários; e,
Vedações.

Requisitos de Transparência da Informação 1. Abertura Mínima:

Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG);
Tratamento dos Dados Pessoais.

Requisitos de Tecnológicos:

Mecanismos Necessários
Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING)
Requisitos de Segurança

Qual a qualidade dos portais de transparências dos entes subnacionais;
Qual será influência da automatização dos sistemas Tecnologia de Informação no desenvolvimento do SIAFIC nos municípios.

Como o Poder Executivo deve se posicionar faltando poucos meses para a transição desta integração do SIAFIC;
O que já se avistava no 2º. Congresso de Contabilidade e Governança realizado de 23 a 25 de novembro de 2016, em Brasília – DF, sobre o SIAFIC?

O não cumprimento do Decreto Federal nº 10.540 pode resultar em punições ao gestor público e ao município, com a vedação de recebimento de transferências voluntárias.

Instrutor

O Professor Jorge Santos Nascimento é Servidor Público Estadual há 37 anos do Governo do Estado da Bahia; Atuou como Diretor Financeiro de Órgãos da Fundação Luís Eduardo Magalhães e do Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia – Inema; Exerceu cargos na Secretaria de Administração, na Secretaria de Governo, Na Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia aonde atuou como controle interno; Exerceu o cargo de Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia; Atuou como Secretário da Fazenda de Camaçari/Ba; Secretário de Fazenda, Administração e Planejamento de Juazeiro/BA; atuou como Consultor em Cidades como: São Paulo – Capital, e diversas Cidades do Estado da Bahia e Pernambuco; professor de Curso Pós Graduação da Universidade Católica de Salvador e da UCS/SAEB – Universidade Corporativa do Servidor Público do Estado da Bahia; Palestrante, e especialista em Gestão, Controladoria e Auditoria em Contas Públicas Municipais e Direito Público Municipal.

Outras informações

R$1.900,00

Cursos Relacionados

Curso de Rescisão e Recontratação de Obras Públicas

Curso de Rescisão e Recontratação de Obras Públicas

Curso completo sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Curso de Licitação de Obras Públicas e a Estruturação da Fase Preparatória

Curso de Processo Legislativo na prática

Não temos o curso que você procura? Se o curso que você indicar for lançado pela i9 Treinamentos, você ganhará um desconto de 50% no valor de lançamento do curso indicado e 10% em qualquer outro curso.