Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
CGU promove primeira reunião da Rede de Corregedorias

CGU promove primeira reunião da Rede de Corregedorias

CGU promove primeira reunião da Rede de Corregedorias

Iniciativa discutiu estrutura e funcionamento do grupo, além de analisar proposta de regimento interno

CGU promove primeira reunião da Rede de Corregedorias – Nesta terça-feira (7), a Corregedoria-Geral da União (CGU) realizou a 1ª Reunião da Rede de Corregedorias, uma iniciativa do Programa de Fortalecimento de Corregedorias (PROCOR). O objetivo foi apresentar a estrutura e o funcionamento da Rede às corregedorias integrantes, bem como analisar a proposta do primeiro regimento do grupo. Durante a reunião, aconteceu também a eleição do novo secretário-executivo titular e substituto da Rede. Participaram do encontro, o ministro Wagner Rosário, o secretário-executivo, José Marcelo de Carvalho, e o corregedor-geral da União, Gilberto Waller. 

A Rede, instituída pela Portaria nº 1.000, de 28 de fevereiro de 2019, é composta pelas corregedorias-gerais de Estados, de capitais estaduais e de outros poderes que aderirem ao PROCOR, e ainda pela CGU, que representa as corregedorias do Poder Executivo Federal. Ao todo, participaram da reunião, 160 pessoas de outros órgãos, esferas e/ou poderes, sendo que 131 foram recebidas nas Unidades Regionais da CGU pelos superintendentes e servidores do Núcleo de Ações de Correição (NACors) para participarem por videoconferência. 

Na ocasião, o ministro Wagner Rosário destacou aos participantes que um dos tripés mais importantes no combate à corrupção é a sanção. “Quando publicamos todos os anos o aumento de sanções de demissão, afirmo sempre que não é objetivo da CGU ou de alguma corregedoria, aumentar o número de sancionados, demitidos ou algo do tipo. Não é objetivo, mas sim uma consequência que acontece pelo aprimoramento e efetividade do trabalho. E temos um papel importante nos casos em que realmente a sanção é necessária porque a sensação de impunidade não condiz com a luta contra a corrupção”, enfatizou. 

Durante discurso de abertura, o secretário-executivo da CGU, José Marcelo de Carvalho, ressaltou a importância que as corregedorias possuem na adoção de medidas que tragam, mesmo através de ações coercitivas, responsabilidade na gestão e no serviço público. “Se na iniciativa privada não há espaço para aceitar a ineficiência, muito menos no serviço público que é financiado com o esforço de milhões de brasileiros que contribuem obrigatoriamente e pedem como contrapartida resultados eficazes. O país clama para que haja uma revolução com a desburocratização e a redução dos custos acessórios e agilidade na prestação dos serviços públicos. E nós da Controladoria temos buscado alternativas que tragam respostas aos anseios da sociedade, bem como valorizem aqueles servidores que atuam corretamente, felizmente a maioria”, afirmou.

Leia também:

Portaria traz mudanças na condução de procedimentos disciplinares da CGU

Ainda durante a abertura, o corregedor-geral da União, Gilberto Waller, disse que visitou diversas unidades de corregedorias e percebeu que os modelos podem ser diferentes, mas os problemas são semelhantes. “A ideia da nossa Rede é discutir os problemas e tentar trazer uma solução conjunta e evitar que um órgão que esteja se estruturando hoje cometa os mesmos erros que já cometemos no passado. A trajetória já está mais adiantada. O objetivo é conhecer a estrutura de cada um e discutir o futuro”, apontou o corregedor-geral. 

Regimento 

Os principais pontos do regimento são: 

  • Traçar as finalidades da Rede, sendo algumas delas: estimular boas práticas no âmbito correcional; realizar ações conjuntas com os integrantes para o intercâmbio de experiências; promover capacitações e integração de informações das ações correcionais; estabelecer estratégias conjunta de atuação; realizar estudos e propor diretrizes;
  • Definir quem integra a Rede de Corregedorias:
    • Corregedoria-Geral da União e as seguintes corregedorias que aderirem ao PROCOR:
    • corregedorias de outros Poderes no âmbito da União;
    • corregedorias-gerais de Estados e do Distrito Federal, no âmbito do Poder Executivo estadual;
    • corregedorias-gerais de outros poderes estaduais;
    • corregedorias-gerais dos Municípios que sejam capitais de Estados, no âmbito do Poder Executivo municipal;
    • corregedorias-gerais do Poder Legislativo municipal.
    • Estipular o encontro ordinário bianual da Rede;
    • Definir o quórum das votações;
    • Criar a estrutura administrativa da Rede;
    • Estabelecer os deveres dos integrantes e dos eleitos para cargos na Rede. 

A Rede de Corregedorias irá se reunir periodicamente para debater temas de interesse das corregedorias e para traçar estratégias conjuntas de atuação. 

Eleição 

Durante o evento aconteceu também a eleição do novo secretário-executivo titular e substituto da Rede. Por unanimidade, a Coordenação da Rede de Corregedorias, por indicação dos membros, ficará a cargo do corregedor-geral da União, Gilberto Waller. 

Já para a secretaria-executiva, o eleito foi Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, Desembargador e representante da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Enquanto a secretaria-executiva suplente ficou com o auditor-geral do Estado do Pará, Ilton Giusepp.

Fonte

Conheça o calendário de cursos da I9 Treinamentos para o ano de 2019. Novos cursos e professores renomados. Clique na imagem abaixo e fique sabendo muito mais…

outubro 2019

21out(out 21)08:0022(out 22)18:00Emendas Parlamentares outubro de 2019Entenda o processo de captação de recursos através de emendas parlamentares

23out(out 23)08:3025(out 25)16:30Gestão da Comunicação e Mídias Sociais para a Administração PúblicaConheça os novos paradigmas da comunicação e debata os desafios impostos pela velocidade da comunicação no mundo digital.

28out(out 28)08:0029(out 29)17:00Curso prático de elaboração de termos de referência e projetos básicos outubro de 2019Assegure-se que o processo de licitação será econômico e juridicamente eficiente.

30out01novRevisão, Reequilíbrio e Reajuste de Contratos PúblicosConheça a legislação atualizada, a visão do Tribunal de Contas da União (TCU) e Jurisprudências na prática sobre o assunto.

novembro 2019

30out01novRevisão, Reequilíbrio e Reajuste de Contratos PúblicosConheça a legislação atualizada, a visão do Tribunal de Contas da União (TCU) e Jurisprudências na prática sobre o assunto.

06nov(nov 6)08:3008(nov 8)16:30Formação de Gestores e Fiscais de ContratosConheça os procedimentos, técnicas, responsabilidades, controles, ações e relatórios. Sob a perspectiva da nova instrução normativa nº 05/2017-SEGES/MPDG

11nov08:0018:00Simec Introdução ao PAR novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC na fase preparatória

12nov08:0018:00Simec Fase de Diagnóstico do PAR novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC de Diagnóstico do PAR

13nov08:0018:00Simec Fase de Planejamento e Execução novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC de Planejamento e Execução

14nov08:0017:00Regularizando a situação no novo CAUCO Cauc mudou… conheça na prática e objetivamente como regularizar e atualizar a inadimplência de sua instituição.

18nov(nov 18)08:0022(nov 22)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Novembro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

25nov(nov 25)08:0026(nov 26)17:00A nova legislação de convênios e contratos de repasse Novembro de 2019Curso Completo com foco na nova legislação de convênios e contratos de repasse

27nov(nov 27)08:3029(nov 29)16:30Formação de Gestores Públicos e Ordenadores de Despesas – Uma visão estratégicaSeja capaz de introduzir em sua Administração o Plano Estratégico por meio de Projetos

dezembro 2019

02dez(dez 2)08:3004(dez 4)16:30Esocial na Administração Pública incluindo os novos layouts dezembro de 2019Curso fundamental para capacitar os profissionais a fim de prestarem corretamente as informações ao eSocial.

05dez(dez 5)08:0006(dez 6)17:00Novo Projeto Básico do Siconv compacto na prática Dezembro de 2019Teoria e prática do novíssimo projeto básico do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal – Siconv.

09dez(dez 9)08:3011(dez 11)18:00Curso Completo de Contabilidade Pública - Encerramento de exercícioEsteja apto a identificar conceitos e características da contabilidade aplicada ao setor público para o encerramento de exercício.

16dez(dez 16)08:0020(dez 20)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Dezembro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

Calendário de Cursos da I9 Treinamentos para 2019

Cursos em Destaque

Rolar para cima
X