Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Anatel entrega prêmio de acessibilidade em telecomunicações

Anatel entrega prêmio de acessibilidade em telecomunicações

Anatel entrega prêmio de acessibilidade em telecomunicações

Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (16), em Brasília, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entregou à empresa TIM o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2019.

Anatel entrega prêmio de acessibilidade em telecomunicações – A homenagem tem como objetivo premiar e estimular ações por parte das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações que promovam a acessibilidade em seus serviços.

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, foi a convidada de honra do evento. Ela destacou que sua missão como primeira-dama é lutar pela conscientização sobre as condições de vida das pessoas com deficiência. De acordo com Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas declararam pelo menos um tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora, mental ou intelectual, o que representa 23,9% da população brasileira.

Parabenizando a Anatel e a empresa homenageada, a primeira-dama acrescentou que “a legislação brasileira sobre os direitos da pessoa com deficiência tem avançado muito ultimamente, mas a realidade nem sempre reflete o que diz a lei. ”

Leia também:

https://www.i9treinamentos.com/iniciativas-da-snct-mostram-como-a-ciencia-ajuda-populacoes-a-superar-desigualdades/

Representando o ministro Astronauta Marcos Pontes, a entrega do prêmio teve a participação do secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Julio Semeghini, que falou sobre a busca constante por maior inclusão nas telecomunicações.

“Nós que temos acompanhado a tecnologia e lutado por mais de 20 anos pelo avanço das telecomunicações no Brasil, ainda estamos no meio do caminho numa luta de inclusão, de levar a todo brasileiro o acesso à internet, à banda larga, e à conexão com o mundo. ”

O secretário-executivo destacou o foco inclusivo de programas do MCTIC como o Gesac, que já instalou mais de 2 mil pontos de presença com banda larga este ano. “Em viagens recentes por regiões do Nordeste, vimos que muitas escolas ainda não têm internet, ” observou o secretário. “Hoje, fruto de um trabalho em escala, registramos que mais de 2 mil escolas estão sendo conectadas, beneficiando em torno de 1 milhão de alunos, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações. ”

O presidente do Conselho Diretor da Anatel, Leonardo de Morais, também falou sobre o prêmio e o papel da inclusão na formulação de políticas públicas, garantindo à pessoa com deficiência o acesso total à comunicação e à informação.

A introdução da cerimônia contou com a apresentação da Cia Ballet de Cegos, da Associação Fernanda Bianchini. Trata-se da única companhia profissional de ballet para cegos do mundo. O projeto está completando 24 anos e atende mais de 400 alunos com idades a partir dos 3 anos. A companhia já se apresentou em mais de 10 países e sua metodologia está presente em 4 países e 5 capitais.

A senadora Mara Gabrilli, também presente na entrega do prêmio, deu um depoimento entusiasmado sobre a bela apresentação da companhia de ballet e acrescentou que “o Brasil vem avançando e hoje temos a Lei Brasileira de Inclusão, que trouxe garantias na saúde, educação, trabalho, comunicação, e implementou a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.” Anatel entrega prêmio de acessibilidade em telecomunicações

Prêmio e Classificação

O Presidente do Conselho de Administração da TIM, Nicandro Durante, recebeu o troféu das mãos da primeira-dama Michelle Bolsonaro. A empresa foi a melhor classificada no ranking de acessibilidade previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA, Resolução nº 667/2016) e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2018, que verificaram os seguinte indicadores: Acessibilidade na Página da Internet (API); Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA); e Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, web chat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA). Além disso, também foram consideradas as ações voluntárias que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI).

Para a classificação e o prêmio, as cinco maiores prestadoras de serviços de telecomunicações foram fiscalizadas: Claro, Oi, SKY, VIVO e TIM. A comparação entre elas, de acordo com as ações de acessibilidade promovidas, visa estimular a melhoria do atendimento às pessoas com deficiência.

De acordo com avaliação da Agência, a Tim apresentou a melhor acessibilidade de website e melhor classificação no quesito Ações Voluntárias, a Vivo registrou o melhor atendimento nos estabelecimentos (nas lojas) e a Oi apresentou a maior eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, web chat e videochamada. Anatel entrega prêmio de acessibilidade em telecomunicações

Fonte

março 2020

No Events

abril 2020

13abr(abr 13)08:0017(abr 17)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Abril de 2020Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

22abr08:0017:00Tudo sobre o SIOPS – Abril de 2020Conheça o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde

23abr(abr 23)08:0024(abr 24)17:00Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil Abril de 2020Prepare editais de seleção de organizações da sociedade civil que assegurem processos econômicos e juridicamente eficientes.

27abr(abr 27)08:0028(abr 28)17:00Tecnologias Educacionais Inovadoras Abril de 2020Conheça as Políticas e os Programas de tecnologias educacionais

29abr(abr 29)08:0030(abr 30)17:00Gestão profissional de frotas públicasTudo sobre Logística de Manutenção, Custos Operacionais, Planejamento e Formação de Frota

maio 2020

04mai(mai 4)08:0005(mai 5)17:00Módulo Fundo a Fundo da Plataforma +Brasil Maio de 2020Tudo que os participantes precisam saber sobre os módulos de Cadastro e Transferências Fundo a Fundo da União.

06mai08:0017:00Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Maio de 2020Aprenda o passo a passo de como utilizar este importante recurso e como realizar a prestação de contas de modo correto e seguro

07mai(mai 7)08:0008(mai 8)17:00A nova legislação de convênios e contratos de repasse Maio de 2020Curso Completo com foco no Decreto nº 8.943, de 27.12.2016, e na Portaria Interministerial nº 424, de 30.12.2016: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial – TCE.

10mai(mai 10)08:0014(mai 14)17:00Curso completo de Pregão e SRP Maio de 2020Conheça e aplique a legislação vigente e jurisprudências do Tribunal de Contas da União sobre a modalidade Pregão, na forma Eletrônica considerando o Novo Decreto do Pregão Eletrônico - Decreto 10.024/2019

18mai(mai 18)08:0022(mai 22)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Maio de 2020Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

25mai(mai 25)08:0026(mai 26)17:00Elaboração de Estudos Preliminares para contratações públicas de acordo com a IN 05/2017Conheça as boas práticas no Planejamento da Contratação, em particular a importância do planejamento na elaboração de Estudos Preliminares – EP para contratações públicas.

Conheça a relação de cursos presenciais da I9 Treinamentos para o ano de 2019. Novos cursos e professores renomados. Clique na imagem abaixo e fique sabendo muito mais…

Conheça cursos presenciais I9 Treinamentos 2019

Rolar para cima
X