Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Aceleradora Desafio + Brasil se prepara para criar soluções na área de transferência de recursos

Aceleradora Desafio + Brasil se prepara para criar soluções na área de transferência de recursos

Aceleradora Desafio + Brasil se prepara para criar soluções na área de transferência de recursos

A ideia é que os membros da aceleradora trabalhem para integrar portais e recursos já existentes

Aceleradora Desafio + Brasil se prepara para criar soluções na área de transferência de recursos – Vencedores do Desafio + Brasil — hackathon realizado em fevereiro por meio de parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Ministério da Economia e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) — receberam instruções para desenvolverem soluções que melhorem o sistema de transferências de recursos no país. Agora, eles integram a Aceleradora Desafio + Brasil, que se reunirá frequentemente durante três meses.

Em reunião nesta sexta-feira, 10 de maio, na sede da CNM, foram compartilhadas ferramentas e experiências da pasta federal que, atualmente, compõe a recém lançada Plataforma + Brasil. A ideia é que os membros da aceleradora trabalhem para integrar portais e recursos já existentes, além de criar novas ideias na área a fim de facilitar as transferências entre os Entes e estimular a participação social e a transparência.

Leia também:

Perguntas e respostas sobre a Plataforma Mais Brasil

Por isso, a coordenadora-geral de Governança Colaborativa e Gestão do Conhecimento do Departamento de Transferências Voluntárias do Ministério, Regina Lemos, apresentou ideias e tecnologias já desenvolvidas na pasta para facilitar e desburocratizar o sistema. Ela mostrou, entre outros, o Painel Transferências Abertas, que tem interface amigável para dados de transferências voluntárias da União. “O portal é aberto para qualquer cidadão acessar”, explicou.

Técnica da CNM na área de Projetos, Zione Rego enfatizou como a ferramenta é útil para os gestores. “A Confederação e os próprios prefeitos têm mais facilidade ao poder consultar os dados. Se tem um convênio que foi firmado na gestão anterior, o prefeito não fica mais perdido, sem saber como está ou com quem foi firmado o convênio. Basta acessar o site e conferir.”

Plataforma + Brasil
Os três aplicativos — já disponíveis na Plataforma + Brasil — Fiscalização + Brasil, Gestão + Brasil e Cidadão + Brasil também foram apresentados. O primeiro, voltado para fiscais de instrumentos de transferências, permite monitorar e fiscalizar por meio de fotos georreferenciadas. 

O segundo auxilia gestores no acompanhamento de programas. Além de ser um facilitador para checar informações, o aplicativo também evita deslocamentos. “Há um movimento de enxugar postos físicos [de bancos, por exemplo]. Então, temos de usar a tecnologia para diminuir as distâncias”, destacou Lemos. O terceiro incentiva a participação e controle social. Nesse aplicativo, além de fiscalizar, os cidadãos podem indicar a necessidade de políticas públicas.

A meta do governo federal é que até 2022 a Plataforma + Brasil englobe 80% das transferências e seja um portal integrado e consolidado de efetivo acompanhamento de recursos da União e de políticas públicas. “Para o usuário, será um acesso único, o mesmo layout. O cidadão vai saber sobre toda obra que tenha R$ 1 de recursos da União”, resumiu. Melhorias no Siconv — como estudos para implementar novos meios de pagamento — e o sistema Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV) também foram apresentados.

Desafio + Brasil
A proposta é que, com mais dados sobre o que já existe de tecnologia no governo, os participantes da Aceleradora Desafio + Brasil possam abrir caminhos e pensar em novas possibilidades. “Desde o hackathon já tínhamos o foco de não criar novos produtos, mas integrar os já existentes”, avaliou Thais Lodovico, que integra a iniciativa.

Também membro da aceleradora, Francisco José Santos destacou que ficou surpreso ao ver as ferramentas já desenvolvidas. “Achei muito interessante porque tem muita coisa já caminhando e podemos focar os esforços em outras coisas”, opinou. Consultora do projeto, Marli Burato explicou que não é preciso ficar preso às ideias que saíram do hackathon: “Podem pensar ideias novas a partir do que foi abordado hoje.”

O grupo seguirá se reunindo, on-line e presencialmente na CNM, com apoio da entidade. Por meio de especialistas, o suporte será tecnológico, institucional e normativo. Os vencedores do hackathon ganharam ainda um curso da Enap, e o primeiro colocado, viagem para uma edição da Campus Party.

Fonte

Conheça o calendário de cursos da I9 Treinamentos para o ano de 2019. Novos cursos e professores renomados. Clique na imagem abaixo e fique sabendo muito mais…

outubro 2019

14out(out 14)08:0018(out 18)17:00SIAFI Week Avançado Outubro 2019Aprofunde os conhecimentos para atuar na área de execução orçamentária, financeira e contábil através do SIAFI

21out(out 21)08:0022(out 22)18:00Emendas Parlamentares outubro de 2019Entenda o processo de captação de recursos através de emendas parlamentares

23out(out 23)08:3025(out 25)16:30Gestão da Comunicação e Mídias Sociais para a Administração PúblicaConheça os novos paradigmas da comunicação e debata os desafios impostos pela velocidade da comunicação no mundo digital.

28out(out 28)08:0029(out 29)17:00Curso prático de elaboração de termos de referência e projetos básicos outubro de 2019Assegure-se que o processo de licitação será econômico e juridicamente eficiente.

30out01novRevisão, Reequilíbrio e Reajuste de Contratos PúblicosConheça a legislação atualizada, a visão do Tribunal de Contas da União (TCU) e Jurisprudências na prática sobre o assunto.

novembro 2019

30out01novRevisão, Reequilíbrio e Reajuste de Contratos PúblicosConheça a legislação atualizada, a visão do Tribunal de Contas da União (TCU) e Jurisprudências na prática sobre o assunto.

06nov(nov 6)08:3008(nov 8)16:30Formação de Gestores e Fiscais de ContratosConheça os procedimentos, técnicas, responsabilidades, controles, ações e relatórios. Sob a perspectiva da nova instrução normativa nº 05/2017-SEGES/MPDG

11nov08:0018:00Simec Introdução ao PAR novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC na fase preparatória

12nov08:0018:00Simec Fase de Diagnóstico do PAR novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC de Diagnóstico do PAR

13nov08:0018:00Simec Fase de Planejamento e Execução novembro de 2019Compreenda a correta utilização do SIMEC de Planejamento e Execução

14nov08:0017:00Regularizando a situação no novo CAUCO Cauc mudou… conheça na prática e objetivamente como regularizar e atualizar a inadimplência de sua instituição.

18nov(nov 18)08:0022(nov 22)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Novembro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

25nov(nov 25)08:0026(nov 26)17:00A nova legislação de convênios e contratos de repasse Novembro de 2019Curso Completo com foco na nova legislação de convênios e contratos de repasse

27nov(nov 27)08:3029(nov 29)16:30Formação de Gestores Públicos e Ordenadores de Despesas – Uma visão estratégicaSeja capaz de introduzir em sua Administração o Plano Estratégico por meio de Projetos

dezembro 2019

02dez(dez 2)08:3004(dez 4)16:30Esocial na Administração Pública incluindo os novos layouts dezembro de 2019Curso fundamental para capacitar os profissionais a fim de prestarem corretamente as informações ao eSocial.

05dez(dez 5)08:0006(dez 6)17:00Novo Projeto Básico do Siconv compacto na prática Dezembro de 2019Teoria e prática do novíssimo projeto básico do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal – Siconv.

09dez(dez 9)08:3011(dez 11)18:00Curso Completo de Contabilidade Pública - Encerramento de exercícioEsteja apto a identificar conceitos e características da contabilidade aplicada ao setor público para o encerramento de exercício.

16dez(dez 16)08:0020(dez 20)17:00Curso Plataforma +Brasil Completo Dezembro de 2019Saiba tudo sobre o funcionamento da Plataforma +Brasil e sua correta utilização. Curso com todas as atualizações do módulo de transferências Voluntárias - Siconv

Calendário de Cursos da I9 Treinamentos para 2019

Cursos em Destaque

Rolar para cima
X